quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Auto Estima


A Bíblia diz que Deus não vê as pessoas como nós. Ele vê o coração, enquanto nós olhamos o exterior. O segredo da auto-estima saudável é reconhecer que fomos criados para a glória de Deus e aceitarmos a nossa condição de vida, qualquer que seja, sem deixar de fazer o que nos foi incumbido, glorificá-lo mesmo quando falhamos.

Somente o Salvador pode nos aperfeiçoar, porém ás vezes, esse processo é doloroso, gerando sofrimento, mas o resultado é mais do que compensador e gratificante.

Precisamos tomar uma decisão hoje: a de nos amarmos, de nos apaixonarmos por nós mesmas, assim como fazemos em relação aos nossos maridos, filhos, etc.

Quando amamos alguém procuramos fazer e dar o melhor, proporcionar o melhor para que a pessoa amada se sinta valorizada, querida, satisfeita, feliz, porém, não temos o mesmo pensamento e objetivo quando referimos a nós, pelo contrário, na maioria das vezes, nos colocamos como vítimas, pessoas sem valor, acabando com a auto-estima.

Isso não está certo, nós somos o individuo mais próximo de nós mesmos, convivemos conosco vinte e quatro horas por dia, já imaginou como é conviver com alguém triste, pessimista, derrotado? Não deve ser fácil, portanto tome a sua grande decisão. Ame-se. Valorize-se. Faça tudo para se sentir feliz, alegre, vale desde se presentear com uma caixa de bombom até fazer aquele curso que há anos tem prometido começar e não começou.

Todas nós já enfrentamos momentos de desprazer e de prazer, não estamos imunes aos vários tipos de situações que acontecem no dia a dia, mas o modo como lidamos com elas e como as absorvemos e organizamos emocionalmente nos tornará pessoas amarguradas e duras ou corajosas e otimistas, doentes ou saudáveis, uma vez que está comprovado que o nosso estado de espírito interfere no sistema imunológico que previne as doenças. A alegria ativa nossas defesas e nos torna mais resistente às doenças.

Podemos confirmar que ser otimista é um ato de inteligência, ninguém quer adoecer, ninguém quer envelhecer antes do tempo, ninguém quer passar a vida insatisfeito. Viver reclamando, vendo só o lado ruim das coisas não vai melhorar em nada, só vai piorar e você irá acrescentar uma outra frustração, a solidão. Alegria atrai, tristeza repele.

Ao invés de prestar atenção nas coisas que te aborrecem, que você não quer, comece a priorizar aquilo que deseja, que quer alcançar, que te faz bem. O resultado é tremendo.

Invista em você! Fale palavras de carinho, de amor para você mesma, se olhe no espelho e veja ali a mulher mais linda e sortuda do mundo, e você realmente é. Você está viva, você é filha do Rei, Ele te escolheu para fazer parte da sua família real, Ele te ama e tem cuidado de você, quer motivo maior e mais lindo que este?

Medite:

  1. O que eu penso de mim como mulher, como pessoa? Quem eu sou? Como é o meu físico e o meu caráter?
  2. Como as pessoas me vêem?
  3. É igual ao que eu penso de mim?
  4. O que eu posso fazer para sentir melhor comigo mesma?
  5. Os meus propósitos estão baseados no meu querer, nas minhas vontades, nos meus valores, ou nos valores e vontades alheias?
  6. Como eu cuido das decepções, humilhações, desilusões que sofri? Eu tenho facilidade em perdoar. É certo maltratar-me por que alguém me magoou?

Oração: Soberano e Eterno Deus, quero agradecê-lo pelo corpo que me deste e em que o teu Espírito habita.

Quero renunciar todo pensamento contrário a mim mesma, quero aprender a me amar a cada dia e melhorar cada vez mais com a tua ajuda, abra os meus olhos espirituais para que eu veja o meu real valor e não permita que Satanás tente me convencer do contrário. Reconheço que me amas e que sou importante para Ti, quero louvar-te sempre, por ter sido escolhida para fazer parte da sua familia e glorificar-te por tua obra em minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Minha dica é: APAIXONE-SE.

Não se esqueça de enviar sua opinião em relação a este assunto, estou esperando. Participe. Boa leitura, beijos. Chris

Nenhum comentário:

Postar um comentário