quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

5 mulheres e 1 propósito


Raquel (ovelha) Gênesis 30.1

Raquel era a esposa amada de Jacó, ao contrário de sua irmã Lia, com quem havia se casado enganado por seu sogro na cerimônia do casamento.

Porém Raquel tinha um desejo: TER UM FILHO. Lia era fecunda e ela não, aumentando ainda mais o ciúme e a inveja entre as duas.

Raquel tinha vivido uma espera de sete anos para poder se casar com o homem que amava, quando pensou que iria ter vitória, seu pai a enganou e deu Lia em seu lugar. Teve que esperar mais sete anos para se tornar então esposa de Jacó. Grande era a sua angústia.

Diante da infertilidade que lhe causava sofrimento, disse ao seu esposo: “dá-me filhos, senão morrerei” e Jacó se irou respondendo: acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?

E num ato de desespero, lhe deu Bila, sua serva, para coabitar com Jacó a fim de conceber filhos, seguindo assim o exemplo errado de Sara.

Mas a atitude de Raquel não fez cessar a rivalidade entre as irmãs, pelo contrário, gerou mais concorrência ainda. Lia viu que não concebia mais, então deu Zilpa, sua serva para coabitar com Jacó, gerando filhos a este.

Numa nova tentativa de reverter a sua situação, recorreu à magia através das mandrágoras (herbácea da família da batata, tida como afrodisíaca e como remédio para a esterilidade) que Ruben havia encontrado. Porém a última palavra sempre é a de Deus, Raquel continuou estéril e Lia que, desistiu das mandrágoras, foi quem engravidou.

Raquel então resolveu recorrer àquele que pode tudo, aquele que é o Todo Poderoso, o Deus do impossível. E Deus a ouviu e a fez fecunda. Ela concebeu e deu a luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José (ele vai acrescentar) dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho.

E o Senhor cumpriu mais uma promessa: Raquel gerou mais um filho: Benjamim, dando ao mundo dois filhos que se destacaram.

O que podemos aprender com a História de Raquel?

  1. Como você trata com o sentimento de ciúme quando ele se apresenta em sua vida?
  2. Você tem tido ciúme de alguém ou de alguma situação?
  3. Você tem confiado totalmente na provisão de Deus ou tem buscado outras fontes para a solução do seu problema
  4. Como tem lidado com a mágoa?

A última palavra é do Senhor.

Este texto faz parte de uma das minhas apostilas para mulheres de Deus: "5 mulheres e 1 propósito", que aborda mulheres vitoriosas que confiaram e colocaram sua causa e seu problema diante de Deus e receberam a benção. Assim como elas, eu e você receberemos a vitória se depositarmos nossa fé naquele que tudo pode........
Se quiser adquirir a apostila deixe uma mensagem em comentários ou entre em contato comigo pelo e-mail rpcris@ig.com.br. Obrigada, boa leitura! Amém!
Beijos. Chris

Um comentário:

  1. Chris,
    A Graça e aPaz do Senhor!
    Só hoje encontrei seu blog. Estou muito interessada na apostila 5 mulheres e um propósito. Gostaria que me enviasse pelo e-mail
    nelidesviana@hotmail.com
    Obs.; Moro em Montalvânia(MG) e sou coordenadora do Movimento Desperta Débora.

    ResponderExcluir